Por que celebramos o Dia da Mulher

dia internacional da mulher 2019

#BalanceforBetter

Anualmente comemorado em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher celebra e traz atenção às conquistas das mulheres por toda a história, sendo elas no âmbito social, político, econômico e cultural, e defende o avanço em todas as áreas relacionadas ao direitos das mulheres, através de eventos ocorrendo globalmente neste dia. Estes eventos têm a intenção de ensinar, trazer conhecimento e compartilhar a importância da mulher para nossa sociedade, sua influência e questões também. Este não é um dia comercial, como muitos tendem a crer, mas sim um dia para discutir o que significa ser mulher em nossa sociedade, desde sempre. Trazer atenção à questões sérias, como qualquer tipo de violência sentida pela mulher, seja ela doméstica ou não, bem como as conquistas. Normalmente, há um tema anual, e falaremos deles mais adiante neste artigo.

dia internacional da mulher - poster 1975

A primeira vez que o Dia das Mulheres foi celebrado foi em 1911. Foi um enorme sucesso, incluindo marchas, comícios e outras manifestações. Em 1975, foi o ano em que a ONU chamou a atenção mundial para a preocupação das mulheres e foi declarado o Ano Internacional da Mulher. Esta é uma luta contínua visando a eliminação da discriminação contra as mulheres em todas as esferas da vida. No passado, as condições de trabalho eram ainda menores e piores para as mulheres. Em Nova York houve um incêndio que matou 146 pessoas, em sua maioria jovens imigrantes mulheres, conhecido como incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist. Devido a este incidente, muitas mudanças foram feitas nas condições de trabalho e, até hoje, a memória dos que morreram no incêndio é lembrada nesta data. Então, é correto dizer que os direitos das mulheres estão relacionados ao Dia da Mulher.

Além das condições de trabalho, as mulheres sempre souberam se reunir em manifestações contra a guerra, expressando solidariedade às causas, mas esse ano de 1975 foi o ano para refletir sobre o progresso e um pedido de mudança nos direitos das mulheres, para ganhar participação plena e igualitária no desenvolvimento mundial.

Em 2011, foi celebrado o 100º aniversário do Dia Internacional da Mulher, tomando o mundo com suas muitas celebrações. Em muitos países hoje esta data é comemorado como um feriado ou como um dia importante do calendário.

Símbolos e Cores

O logotipo e as cores relacionadas ao Dia das Mulheres são roxo e branco com Vênus, o símbolo feminino. Nos vários meios impressos ou digitais veremos faces de mulheres de várias nações, idades e históricos diferentes, não necessariamente mulheres famosas. E a atmosfera é de mensagens, slogans, informações em todos os tipos de mídia, promovendo o dia de hoje, seja um dia de protesto ou um dia de celebrar a feminilidade. E se você ver as iniciais IWD, saiba que isso está relacionado ao Dia Internacional da Mulher, em inglês International Women’s Day.

Um pouco da história e dos temas

Em 1917, foi relatado que uma demonstração de mulheres foi parte do se tornou a Revolução Russa, demandando o fim da Primeira Guerra Mundial e do Czarismo. Quem diria que o Dia da Mulher seria o gatilho para a revolução!! Na China, apesar de já ser celebrado há tempos, em 1949 passou a ser considerado feriado nacional. Na Espanha, a Marcha das Mulheres em 1936 levou a Guerra Civil Espanhola.

Agora, conforme mencioado acima, cada ano possui um tema relevante ao Dia Internacional das Mulheres. Aqui está um breve resumo de cada slogan, com tradução livre:

• IWD 2010 – Equal Rights, Equal Opportunities (Direito iguais, Oportunidades iguais)

• IWD 2011 – Equal Access To Education, Training And Science And Technology: Pathway To Decent Work For Women (Acesso igual à educação, treinamento e ciência e tecnologia: A caminho para um trabalho decente para mulheres)

• IWD 2012 – Empower Rural Women – End Hunger and Poverty (Empoderamento das mulheres rurais – fim da fome e da pobreza)

• IWD 2013 – A Promise Is A Promise: Time For Action To End Violence Against Women (Um promessa é uma promessa: hora de agir para acabar com a violência contra à mulher)

• IWD 2014 – Equality for Women is Progress for All (Dê uma olhada nesse vídeo de Flawless da Beyoncé celebrando o discurso de Chimamanda Ngozi Adichie) (Igualdade às mulheres é progresso para todos)

• IWD 2015 – Empowering Women, Empowering Humanity (Empoderar as mulheres, empoderar a humanidade)

• IWD 2016 – Planet 50-50 by 2030: Step It Up for Gender Equality (Planeta 50-50 em 2030: assuma a igualdade de gênero)

• IWD 2017 – Women in the Changing World of Work: Planet 50-50 by 2030 (Mulheres na mudança do mundo de trabalho: planeta 50-50 em 2030)

• IWD 2018 – Time is Now: Rural and urban activists transforming women’s lives (O momento é agora: ativistas rurais e urbanos transformando as vidas das mulheres)

• IWD 2019 – Better the Balance, Better the World #balanceforbetter (Pensemos em igualdade, construção das mudanças com inteligência e inovação)(

E o que são os Direitos das Mulheres

Basicamente, eles são os direitos humanos fundamentais para todo ser humano, assim como declarado pela ONU em sua Declaração Universal dos Direitos Humanos. Nela estão inclusos, direito à vida, liberdade e segurança pessoal; ninguem será mantido em escravidão ou discriminação, direito de ser reconhecido como pessoa perante à lei; direito à prosperidade, direito à liberdade de pensamento, consciência e religião, direito à igual remuneração e trabalho, sem distinção, entre outros. Em outras palavras, são exatamente os mesmos direitos dos direitos humanos, e as mulheres têm direito a eles, todos eles. Ainda assim, em muitos lugares, está não é a realidade, e por isso este dia não comemora somente as conquistas femininas ou um dia comercial para mulheres, mas sim a luta das mulheres por melhores direitos ou pelo reconhecimento dos mesmos direitos, os direitos humanos. É muito mais que uma luta de gênero.

Espero que tenha gostado deste artigo. Um pouco de história e cultura também faz parte dar beleza e de ter um estilo de vida incrível. Nós somos o que construímos de dentro para fora. O olhar de alguém é a expressão do seu interior. Lembre-se disso, cuide de si mesmo e prospere!

Feliz Dia Internacional das Mulheres
Equipe Beautiful-online-brasil.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *